terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Perdi a cabeça ontem com os raios de sol

pois é..... perdi a cabeça com 2 raios de sol.

Problemas:
Lá na ala o berçário não funciona. Já tem 1 ano e as coisas estão um tanto precárias. Agora os dois irmãos Daniel(4) e Danilo(3) foram calorosamente recebidos no CTR. Cantamos o "Olá" e tudo mais. Porém tem um outro problema, eles falam espanhol. (ou não falam), vieram para o Brasil muito pequenos exatamente na época de primeiras frases... tiveram um choque muito grande com a mudança de idioma. Resultado: eles não falam. ou falam muito pouco, não se comunicam, as vezes não entendem.... e ficam atrasados no desenvolvimento.

fora os problemas normais de medo da sala de aula, medo da tia... medo das outras crianças, medo de brincar, é um choro atrás do outro. É só vc olhar pra eles e eles choram. aiaiaiaiaia

Estratégias:
Bem, durante a primária convidei o papai para assistir junto com eles, eles ficam na sala mas participam muito pouco. Já a aula do CTR eles não queriam entrar e o papai tem chamado de conselheiro e nao pode ficar.

Tentei fazer com que eles entrassem na sala sozinhos, usando confeitos, balas, pirulitos, até alguns brinquedos... fui puxando com uma cordinha enquanto eles corriam atras até a sala... eles entraram pegaram e sairam correndo..... (mas já entram sozinhos agora, mas não permanecem na sala)

Já descobri do que eles gostam: gostam de mexer com as mãos em coisas, gostam de balas, gostam de sentar no chão, gostam da porta da sala aberta...

contudo: ao colocá-los na sala do CTR sem o pai:
Eles gostam de mexer em tudo, abrem minha bolsa, espalham o conteúdo no chão, sobem em cima da mesa, passam por debaixo dela, pulam pelas cadeiras, entram e saem da sala, gritam, quase pulam pela janela.... não deixam o professor dar a aula.

Chamei minha conselheira para ajudar na reverencia, ela veio com brincadeiras e música para acalmar mas não teve jeito, abriram o berreiro. Ela fechou a porta e foi pior ainda.... vish...

Então perdi a cabeça, e pensei comigo mesma "sabe de uma coisa, essa história de criança precisa de amor é papo furado, criança precisa de uns tapas e uns gritos pra mostrar quem é que manda aqui!!!"

E foi o que eu fiz ... Levantei a voz, fui dura com eles : "DANIEL E DANILO, CALEM A BOCA AGORA!!! NÃO É HORA DE BRINCAR, NEM DE CHORAR, AGORA É HORA DA AULA, A TIA PREPAROU COM TODO CARINHO PRA ENSINAR ENTÃO SENTEM AQUI E FIQUEM quietinhos, calados!". Bem, eu não gritei exageradamente, nem encostei um dedo neles (vontade não faltou) , acho que não entenderam o que eu falei mas com certeza entenderam que estavam passando do limite.

Rapidinho desceram da mesa e se sentaram em silêncio. e a aula pode prosseguir. Com que Espírito?? Bem, agora com silêncio é que teve espírito para aprender alguma coisa na lição. Eu até posso dizer que foi o Espírito que me fez ser severa com eles. que coisa não???

Ao final, ganharam balas.

Aprendi que:
Pensando sobre o que aconteceu me perguntei, "Não é exatamente assim que o Pai Celestial faz conosco?? Prepara lições com carinho, busca formas criativas e interessantes para nos ensinar, nos ajudar... Mas quando nós insistimos em não querer, insistimos no erro.... Ele precisa ser severo para nos tornar humildes e então depois mostrar o amor maior."

Eu amo trabalhar na primária. Sou grata por aprender tantas coisas, antes eu não sabia nem falar com uma criança, hoje já não tenho medo de criar meus próprios filhinhos.

a pergunta que não quer calar:
falando nisso.... quando será que eles virão???

Nenhum comentário:

Postar um comentário