Aconteceu assim:
Estavamos ensaiando para dançar na atividade da estaca e as crianças ficaram com sede. Só que o bebedouro fica no térreo, e as crianças nunca voltam na hora certa, aproveitam pra correr , fazer nao sei o que... se a gente deixa elas irem é certo que vai perder 15 min até juntar as crianças de novo e voltar ao ensaio. Então eu não deixei elas irem beber agua. Como sempre digo "agora é hor ado ensaio, depois é hora de beber água".
Então duas meninas E.a.10 e G.a.8 desobedeceram e foram beber água. Continuei ensaiando com as outras. Quando Ea.10 e Ga.8 voltaram eu parei o ensaio. Liberei as crianças que estavam para irem beber água e falei duramente com Ea10 e Ga8. Disse que elas me desobedeceram, que essa atitude era de meninas mal criadas e sem respeito, disse que eu estava muito triste com elas. Disse ainda que todos estavamos com sede mas que tem hora para tudo. Agora elas precisavam ensaiar enquanto as outras bebiam agua.
Foi o suficiente para se emburrarem e fecharem a cara pra mim. Elas não gostaram nadinha da repreensão e se sentaram sem querer mais ensaiar.
Na minha opinião, essa é a hora de entrar pai e mãe. Eu sempre aprendi em casa que a professora manda, a gente obedece as tias da pimaria, a gente ajuda elas. Se minha mãe soubesse que eu emburrei a cara e nao quis ensaiar..... minha nossa!! Eu ficaria 1 ano de castigo. Por isso eu fiquei triste e frustada com a criação das crianças de hoje.....
Lembrei de uma criança de 4 anos que não iria participar pq nao queria! isso existe?? pra mim 4 anos nao decide é nada, os pais é que decidem!
Lembrei de ouvir uma mãe dizendo ao bispo que a culpa era dele se suas filham nao ficassem firme na igreja pois ele não ia buscá-las de carro para um
ensaio.... minha nossa!!!!
Metade das crianças na ala não tem pai, mais da metade é membro novo, mais da metade só aparece na igreja 1 domingo no mes, mais da metade só vão pq as tias ficam bajulando!! se a criança nao gostar de alguma coisa ela não vai mais pra igreja e não tem pai nem mãe pra botar alguma coisa na cabeça dela. Então ficar bajulando, dando atençao, mimando.... é um saco!!!
E no fim das contas eu acho que é por isso que tenho chamado na primária...rsrsrsrs
e enquanto essas coisas me passavam pela cabeça, as crianças voltaram de beber a agua e estavom prontos pra voltar ao ensaio. Mas Ea.10 continuava emburrada sem querer nada. "estou cansada, nao quero ensaiar" , aí começa o eco "eu
também to cansada" , "eu tb tia", "tá bom de ensaio" e vc sabe que é só terminar que todas saem correndo pra brincar de se enconder, de correr .. do que for ...
Na minha cabeça eu pensando .. "essa fresca!! eu to com roupa do trabalho ainda, enrolei meu chefe pra sair cedo pra ir buscar essas crianças em casa "que num tem pai nem mae pra apoiar", pra depois levar em casa de uma por uma, tinha ido dormir tarde fazendo bolo pro lanche da atividade, de dinheiro do proprio bolso muitas vezes, no ultimo ensaio teve uma que vomitou no carro depois de comer e correr muito.... até batida no carro já aconteceu uma vez levando uma nenina no cinema no aniversario dela.... " As vezes colocando CTR sem cadeirinha no carro torcendo pra nao levar multa....
Então outra menina C.a12 falou "se ela não vai ensaiar mais pq nós iremos?" "responde tia..." "a gente está cansado também"
E eu atordoada com meus pensamentos falei "pq eu posso deixar Ea10 fora da apresentação pois ela nao quer ensaiar"
Ca12:"vamos fazer uma votação. Quem quer que Ea10 participe?? "
Da11 "Ela participa se quiser".
Pronto ! foi a gota dagua. Era como se elas estivessem dizendo "Ea10 nao importa. tanto faz ter ela ou nao, podemos fazer sem ela". Então Ea10 sai correndo chorando. Ga8 sai correndo tomando as dores da amiga.
Insisti para Ca12 e Da11 pedirem desculpas pelo que elas disseram, expliquei que foi muito rude, elas nao tinham entendido que o que disseram magoou a outra. Elas estavam com o sentimento "nao vamos fazer feio por causa dela", "nao dissemos nada de mais", "elas desobedeceram", "dissemos a verdade"... Após convencê-las de pedir desculpas por que a Ea10 se sentiu magoada, elas foram .. mas Ea10 nao quis ouvir, ficou falando coisas do tipo "mandona, babaca, chata" aí Ca12 e Da11 ficaram magoadas e não queriam falar com Ea10, Ga8 tomando as dores de Ea10. Ea6 também nao quis mais participar por causa de sua irma chorando.
Tentando falar com as meninas, eis alguamas frases que ouvi
"Nunca gostei dela, ela nunca será minha amiga"
"já tomei minha decisão, nao vou mais participar"
"já pedi desculpa, agora ela se vire"
"ela ficou magoada mas eu tb fiquei"
"Eu fui humilhada!"
Eu mal podia acreditar no que estava acontecendo!! Isso é completamente oposto do que ensinamos na igreja, isso nao é para acontecer, nao é assim o reino de CRisto. E uma grande ponta de culpa se formou no meu coração pois eu sabia que se eu tivesse o Espírito, se eu nao estivesse preocupada com minhas coisas isso tudo
não teria acontecido. Pra resolver dá muito mais trabalho.
Fiquei completamente perdida, sem saber como proceder. SEm saber quem tava certo, quem tava errado. Eu nao sabia nem pq estava ensaiando aquelas crianças, nem sabia pq dançar sobre um pais tao longe iria fazer diferença na vida daquelas crianças.
Mas eu sabia de uma coisa; Jesus Cristo.
No corredor de entrada da capela tem um banco de frente para o quadro de avisos com uma foto de Jesus Cristo.
Levei de uma por uma naquele banco. Disse que ela era muito importante para mim. Eu a amava muito e sem limites. Lembrei de coisas que já fizemos na primaria, coisas que ja aprendemos. Porém, mais do que eu ou qualquer pessoa, Jesus Cristo a ama. E é por causa dele que estamos na igreja. Para aprender sobre ele. Para servir a ele. Para fazer o que ele pede que façamos. Em todos os momentos. Mesmo que outras pessoas briguem, nos machuquem, nos magoem, estamos aqui por causa dele. Falei do Sacrifio expiatorio e de como Jesus Cristo demonstrou amor mesmo com as pessoas que O maltrataram. "Falei do perdão, do amor" ...Sempre mostrando a gravura de Jesus Cristo. Esse mesmo amor que Ele também sente por pessoas que moram na Irlanda que nós vamos ajudar a mostrar dançando.
O bispo chamou as crianças para conversar, e eu pude ouvi-las repetindo frases que eu havia dito. Nossa... nem posso explicar a alegria que foi!
Por fim todas pediram desculpas.
Ainda n aquele dia, a chave da casa de Ea10 foi perdida. Ela estava quase aos prantos pensando que iria dormir na rua, Mas Ca12 disse assim "não se preocupe, tem uma cama extra na minha casa, vc pode ficar comigo, nao vou deixar vc dormir na rua".
Que doçura são as crianças. Como perdoam rapidamente! Por fim, eu que aprendo com elas. Então resolvi que já era hora de fazer um ensaio mais espiritual... que vai ficar no próximo post!!
Entrigas entre meninas e meninos,existem mesmo na Igreja de Cristo,pois ensinamos o que é certo e em casa nem sempre tem o mesmo ensinamento,aqui também não é diferente,tento mais do que nunca unir duas uma de 11 e outra de 12,mas as vezes parece "água e energia eletrica",não se cruzam,faço de tudo,falo sobre perdão,julgar,amar enfim tento colocar as duas para fazerem um dueto,mas as vezes,vou confessar que é desgastante,mas não vou desistir.Já conversei com minhas conselhereiras (inclusive uma delas é sua filha)que minha maior preucupação é quando estiverem nas moças,que como vai ser,mas tenhop fé que tudo vai dar certo,e elas ainda vão ser amigas.
ResponderExcluirBjokas!
anaclaudia.picanco@hotmail.com