segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um ensaio mais Espiritual


Após o barraco num dos ensaios que vc pode ler no post abaixo, resolvi fazer um ensaio mais espiritual:


A proposta da estaca foi fazer um tour pela Europa, cada ala resnponsável por um país. Teríamos 10 minutos para apresentar uma dança típica. Os nar

radores oficiais da estaca iriam comentar aspectos históricos do país, enquanto um telão mostraria fotos. Ainda teriamos uma mesa mostrando a culinária dos países. Nossa ala ficou com a Irlanda.

Pensei com meus botões: "A liderança pondera e ora sobre as atividades que propõem. Muitas vezes até jejuam. sempre se colocam a nossa disposição para ajudar em ensaios, ou o que for. O que o Senhor quer que essas crianças aprendam com esta atividade??"

1) Que o Pai Celestial e Jesus Cristo amam todas as pessoas, em todos os países, línguas, comida, cultura.. As pessoas e o que elas fazem são importantes para o Pai Celestial.


No primeiro ensaio levei um mapa mundi. Falei rapidamente do Plano do Pai Celestial. Tínhamos cantado o hino
Falei do corpo que recebemos e de como o Pai Celestial nos ama tanto que nos deu família, um corpo, e a Terra,
Chamei duas crianças um loirinha e uma morena e disse assim: Acho que o Pai Celestial gosta mais de fulana
pois ela é Morena. é Assim?? veio aquele coro "Nããããão" "e como é??" "O Pai Celestial e Jesus Cristo
amam todo mundo". "Acho que o Pai Celestial gosta mais dessa
aqui pois ela é mais alta, é assim?? "nãooooo" "e como é??" "O Pai Celestial e Jesus Cristo
amam todo mundo". Acho que Jesus Cristo ama mais essa aqui pois ela sabe dançar frevo.....

Nããããããoooo.....

Entao mostrei para todos onde fica o Brasil, Pernambuco e Recife, um pontinho bem pequeno. "O mundo
é bem grande e tem muita gente." "Vamos aprender e pouquinho sobre a Irlanda". E mostrei onde fica.



2) Integrar as crianças, os pais e líderes.

Esse é o mais fácil. Deixar as crianças correrem juntas, pronto. Tão simples e não dá pra fazer no domingo! Os pais e líderes é mais complicado.....


3) Pq oferecemos sacrifícios ao Senhor???

No ultimo ensaio, mostrei para as crianças as roupas que minha conselheira havia costurado. Contei como ela tinha 70 anos e passou os dias encurvada sobre a maquina de costura, como ela ficou com as costas doendo, como tomou remedio para dor. Como ela ficou costurando até o finzinho de claridade pois nao enxerga de noite. E perguntei pq ela fez isso?

Contei como a outra conselheira havia trazido as vezes 5 crianças de onibus para os ensaios, como fez os chapéus, como arrastava aquelas grandes sacolas no onibus, como ela passou as fitas nas mangas das blusas brancas. E perguntei pq ela fez isso?

Contei eu havia ido buscá-las em casa, do vomito no carro, dos ensaios, de aprender os passos na internet para ensina-las, dos lanches nas atividades. E perguntei pq eu fiz isso?

As respostas foram como :

"pq a tia ama a gente"
"pq a tia é dedicada"

Após uma sessão de "vamos dar um abraço coletivo na tia...."...."agora na tia ...." "e na tiaaa......" "e de novo na tia...."

É verdade que as tias amam vcs de coração! Pra dar beijinho e dar também beliscão!! É verdade que as tias são dedicadas... mas tem algo mais. Um motivo maior.

Mostrei a gravura de Jesus Cristo. Essa é a igreja de Jesus Cristo. Estamos servindo a Jesus Cristo. É pra ele que costuramos, que ensaiamos, que dançamos.

Alguém sabe o que significa "Sacrifício?", é deixar uma coisa boa.... vcs poderiam estar assistindo tv em casa, poderiam estar brincando com amigos, jogando jogos, são coisas boas, coisas que gostamos de fazer. Sacrifício é deixar uma coisa boa pra fazer uma coisa melhor. Nós estamos aqui ensaiando para Jesus Cristo. Para mostrar aos outros como Eles ama todas as pessoas. A tia deixou os afazeres dela para costurar para vcs, para servir a Jesus Cristo.

Pq oferecemos sacrifícios ao Senhor??? pq fazemos sacrifícios para ele??

Pq Ele fez por nós primeiro. Ele deu todos os dias para nós, ele podia ter ido brincar com amigos, podia ter feito inumeras coisas. Mas Ele preferiu ensinar e expiar nossos pecados para nos dar um corpo perfeito. Quando fazemos sacrifícios estamos sendo como Jesus Cristo. Prometemos ser como Ele no batismo e estamos cumprindo agora. Oferecemos sacrifícios ao Senhor para ser como Ele.

Vamos agora Orar e oferecer para Ele a nossa dança. O nosso sacrificio.

Nos ajoelhamos e coloquei a gravura de Cristo ao nosso lado. E todos, de um por um fizemos oração, oferencendo e pedindo.

Foi uma experiencia maravilhosa.

No dia da apresentação, nos ajoelhamos novamente e oramos, todos arrumados. Foi explendido.
Durante a atividade, alguns sentimentos de competição surgiram. Frases como "Eles estão melhores do que nós, não é tia??" Que foram facilmente dissipados quando lembraram que fizemos isso não para competir ou para nos mostrar mas fizemos o melhor que pudemos para Jesus Cristo.

Com certeza todos alí lembrarão deste dia.
Amo trabalhar na primária.


Um comentário:

  1. Parabéns por buscar e ensina-los o que é sacrificio,sei que estás plantando uma pequena semente,que mais tarde irá germinar,brotar e dar bons frutos.!!!!
    bejkas.

    ResponderExcluir